Etiqueta em Museus

Nas minhas viagens, visitando museus, tenho observado as pessoas e certos comportamentos e então me dei conta que está mais do que na hora de escrever sobre o assunto. Não estou dizendo que não há livros ou sites com dicas de como se comportar em museus, só acredito que as pessoas não têm lido muito (ou quase nada) sobre isso.

Listei 10 regras que são muito importantes quando o assunto é boas maneiras. Lembre-se que nem tudo é proibido, mas que devemos sim seguir algumas regrinhas.

IMG_3897copy

  • Programe seu tempo. Pesquise a distância entre o lugar que esteja hospedado e o museu que pretende visitar, o horário de abertura e, caso precise, quais são os meios de transporte, lista das obras expostas, pois muitas delas são exposições itinerantes. Assim poderá apreciar as obras sem pressa.
  • Compre o bilhete com antecedência, se possível. Geralmente os hotéis na Europa e EUA vendem os bilhetes e pode adquiri-los com o concierge. Muitos lugares dispõem (valor extra) do bilhete fast lane ticket’ que te dá o direito de usar a fila mais curta. Não te dá o direito de furar a fila, claro!
  • Tempo. Como diz o ditado: tempo é dinheiro e muito precioso. Sempre que estiver em frente à uma obra, tome bastante cuidado para não atrapalhar as pessoas ao seu redor, pois a maioria, como você, está no museu para apreciá-la. Uma dica, o que não quer para você, não faça aos outros.

???????????????????????????????

  • Caso esteja com companhias, conversem em voz baixa. De preferência, se mantenham em silêncio porque esse não é lugar para fofocas, nem risos.
  • Bolsas grandes não são permitidas em museus, como mochilas ou sacolas. Não as leve ou se programe para deixá-las no guarda-volumes indicado na entrada.
  • Comer? Nem pensar. Proibidíssimo! Além de correr o risco de derramar bebida e comida no chão, ou até mesmo nas obras de arte é anti higiênico.
  • Fotografias não são permitidas na maioria dos museus porque a luz das câmeras pode danificar as obras. Caso não tenha a plaquinha ‘proibido fotografar’, faça-o com discrição e sem o flash.
  • Não toque nas obras. Dessa maneira não corre o risco de sujar a obra, muito menos de danificá-la ou ainda derrubá-la.

???????????????????????????????

  • Celulares, estes devem estar desligados ou no mínimo, no silencioso. Caso precise usar seu telefone enquanto ainda esteja dentro do museu, seja rápido e discreto.
  • Crianças. Bem, falar dos filhos dos outros é um assunto muito delicado, mas você há de convir comigo que é um assunto necessário. Se você levar crianças a museus, lembre-se de explicar à elas as regras básicas de boas maneiras e mantenha um olho na obra e outro nelas. Assim não há riscos de incidentes indesejados, como quebrar ou danificar alguma obra.

Aproveite o passeio.