Culinária Francesa – Steak Tartare

Que sou uma pessoa que adora viajar, isso vocês já sabem, mas talvez não saibam ainda que em todos os lugares que vou amo provar a culinária local, mesmo que um tanto exótica.

Apesar de ser chatinha com temperos, pois não como alho, cebola (crua) e todos aqueles temperos verdes, posso afirmar que testo tudo, ou quase tudo. Hey, nada contra o verde…rs… mas é o sabor dos verdinhos não me agrada.

Na hora de escolher sobre qual comida falar, surgiu uma enorme interrrogação. Qual delas? Gosto de todas. Sou uma pessoa boa de garfo, comilona…rs… De repente surgiu uma luz no fim do túnel, como amo Paris e esse ano visitei a Cidade Luz duas vezes, decidi escolher algo com a cara da França, o steak tartare.

steak tartare1

Para os que não sabem, essa iguaria francesa, o steak tartare é símbolo da cozinha parisiense e é feito de carne crua, picada com a faca (jamias moída), temperada com sal e pimenta e servida com a gema do ovo, também crua. Lembrando que deve ser usado carne nobre, nunca carne com inervações.

Outro ponto que preciso destacar aqui é que sempre que pedia, dizia que não queria com verdinhos e algumas vezes ouvi do garçom que o steak tartare não leva tempero verde, diferentemente do que se vê por aí.

IMG_1350

O prato é, geralmente, servido com batata frita e salada verde. Também fica ao critério do cliente receber o prato já com os ingredientes misturados ou, se preferir, pode ser preparado à mesa. Alguns restaurantes também servem essa iguaria com mostarda de dijon e catchup. Deve ser acompanhado de um bom vinho bordeaux.

Na sua visita a Paris ou à França, essa é uma excelente escolha.

Bon Appetit!