Gorjeta

Escrevi sobre a gorjeta no blog Brasileiras Pelo Mundo, onde colaboro mensalmente e hoje decidi compartilhar aqui, pois esse é um assunto muito importante para quem mora nos EUA e também para as pessoas que viajam ao país.

IMG_5295-e1413251983152

“Mesmo antes de mudar para os EUA já me questionava qual seria o percetual ideal para dar de gorjeta e por isso tenho lido bastante sobre o assunto e perguntado aos Americanos ou mesmo as pessoas que moram aqui por muito tempo.

Na verdade, posso afirmar que é um assunto um tanto polêmico, principalmente para turistas e pessoas recém chegadas. Muitos se sentem pressionados a dar gorjeta e alguns até acham que não devem dar gorjeta alguma. Preciso abrir parênteses aqui… A lei diz que ninguém é obrigado a dar gorjeta, mas essa mesma lei também afirma que o cliente deve pagar por qualquer serviço prestado, seja este em qualquer setor, e isso pode sim incluir a gorjeta em um restaurante. Então fica a critério do bom senso de cada um.

Outro fato relevante é que muitos estados, pela lei, podem pagar muito abaixo do valor mínimo por hora trabalhada. Também preciso lembrar que muitos desses profissionais trabalham somente algumas horas por semana e nesse caso a lei não obriga o empregador a dar nenhum benefício, como convênio médico, etc. Portanto, esse profissional depende sim da gorjeta deixada pelo cliente.

Segundo o TripAdvisor, muitos restaurantes de cidades grandes americanas, principalmente as que têm um fluxo grande de turistas, já incluem a gorjeta na conta. Porém, posso afirmar que essa não é somente uma regra de cidades maiores e/ou turísticas, pois mesmo em Tucson, com todo o jeito de cidade pequena que tem, a conta vem com sugestões que variam de 15 à 20%, eu mesma recebi contas com sugestões de até 22%.

Abaixo seguem alguns exemplos:

Buffet – 10%.

Restaurante – 15-20%. Quando o serviço for IMPECÁVEL acima de 20%.

Restaurante de luxo – 20-25%.

Em Las Vegas – 1-2 dólares por drink servido e no momento em que seja servido.

Delivery – 15-20%

Pizza – 2-5 dólares, dependendo do valor da conta e da dificuldade da entrega.

Cafés, lanchonetes e fastfoods – não há a obrigatoriedade, mesmo que haja a caixinha para gorjetas.

Bartender – 1-2 dólares por cada drink servido (no momento que o drink é servido) ou 15-20% do valor da conta, se pagarmos a conta (com cartão de crédito) na hora de ir embora”.

Para ler o post todo, clique no link do blog Brasileiras Pelo Mundo.

Sejamos generosos.