Etiqueta em Igrejas

As igrejas, com sua arquitetura barroca ou mesmo moderna são sempre parada obrigatória no roteiro de qualquer turista. Muitas vezes, em apenas uma viagem, acabamos passando por uma, duas, três ou mais. O assunto aqui não é a arquitetura, nem  se devemos visitar ou deixar de visitar por causa da nossa fé, mas sim as regrinhas que devemos seguir ao entrarmos em alguma, independente se o motivo é rezar ou somente tirar aquela foto para compartilharmos nas redes sociais. IMG_6395 *Fila – Sempre que estamos em um lugar que é visitado por turistas é comum encontrarmos fila. E claro, elas devem ser respeitadas, jamais passe na frente de ninguém, nem daqueles mais distraídos.

*Celular – Hoje em dia usamos celulares para tudo, conversar com um amigo, checar os emails, para as redes sociais e até como câmera; e os mantemos por perto ou mesmo ficamos com o dito na mão o tempo todo. Bem, mas ao entrarmos em uma igreja devemos desligar ou pelo menos colocá-lo no silencioso.

*Fotos – Muitas igrejas, mesmo sendo abertas a turistas, não permitem fotos, outras permitem em certas áreas e há também as que não têm restrição alguma. Porém, se virmos uma placa dizendo que não é permitido fotografar, por favor, não usemos nem sequer o celular, mesmo que este esteja no silencioso. Picture2 *Crianças – Sou da opinião que crianças devem ir a igrejas, mas sugiro que antes de entrar conversem com seus filhos para que mantenham-se silêncio. Lugares sagrados não são playgrounds, por isso, não deixe que seus pequerruchos fiquem correndo entre os bancos, mesmo que seja um lugar aberto a turistas. *

Vestuário – Lembrem-se que muitos lugares sagrados têm regras quanto a roupa; nada de decotes, minis, ou blusas de alça. Muitos lugares, inclusive, têm regra parecida para os homens e se você não estiver vestido ‘adequadamente’ poderá ser obrigado a comprar algo para se ‘cobrir’.

*Velas – A maioria de nós costuma acender velas quando vamos à uma igreja, só que o fato de estarem disponíveis, não significa que sejam de graça. Há sempre um valor (sugerido) que devemos pagar por cada vela acendida. IMG_8740 *História – Quanto mais antigo o lugar, mais história tem, só que não esqueçamos que dentro de uma igreja não é lugar para contar a história toda. Façamos isso antes de entrarmos ou ao sairmos, pois há pessoas que estão em oração e não temos o direito de atrapalhar a concentração de quem esteja lá.

*Oração – Nem todos nós entramos em um templo, igreja ou monastério com o mesmo intuito, mas a maioria vai a um lugar desses para ter um momento com Deus. O silêncio é uma das coisas mais preciosas dentro da casa de Deus. Igrejas são lugares sagrados, mesmo não sendo a que frequentamos, devemos respeitá-las.