Gorjeta – Restaurantes

Mesmo antes de mudar para os EUA me perguntava se a maioria dos turistas sabe qual é o percentual que devemos dar de gorjeta pelos serviços prestados por aqui. Na verdade, acredito que muitos deles nem sequer sabem que a gorjeta não está incluída na conta e que é mandatória.

Imagino que você esteja se perguntando qual é o percetual ideal para cada serviço.

Bem, esse é um assunto um tanto polêmico. Principalmente porque para a maioria dos turistas e pessoas recém chegadas aqui, pode ser que em seus países a gorjeta seja opcional.

Em muitos estados, pela lei, o empregador pode pagar muito abaixo do valor mínimo por hora trabalhada. Também preciso lembrar que muitos desses profissionais trabalham somente algumas horas por semana e nesse caso a lei nem obriga o empregador a dar qualquer benefício, como convênio médico, auxílio transporte, etc. Por isso, esse profissional depende sim da gorjeta deixada pelos clientes.

IMG_6808

Já escrevi sobre o assunto quando colaborava mensalmente no blog Brasileiras Pelo Mundo, mas aqui vou falar sobre cada segmento separadamente, pois há muita informação e não quero escrever um texto lonnnngo nem cansativo.

Segundo o TripAdvisor, muitos restaurantes de cidades grandes americanas, principalmente as que têm um fluxo grande de turistas, já incluem a gorjeta na conta. No entanto, posso afirmar que essa não é somente uma regra de cidades maiores e/ou turísticas, pois mesmo em Tucson, com todo o jeito de cidade pequena que tem, a conta vem com sugestões que variam entre 15 e 20%; eu mesma recebi contas com sugestões de até 22%.

Capture

Percetual básico:

  • Buffet – 10%.
  • Restaurantes em geral – 15-20%. Quando o serviço for IMPECÁVEL acima de 20%.
  • Restaurante de luxo – 20-25%.
  • Delivery em geral – 15-20%
  • Delivery de pizza – 2-5 dólares, dependendo do valor da conta e da dificuldade da entrega.
  • Cafés, lanchonetes e fastfoods – não há a obrigatoriedade, mesmo que haja a caixinha para gorjetas.

O mínimo a ser dado é de $1. Nunca deixar apenas moedas, mesmo que ultrasse esse valor.

* Grupos com 8 (oito) pessoas ou mais – os restaurantes têm como praxe já incluir 18% no valor da conta.

IMG_6810

Imagino que esteja se perguntando: e quando o serviço é ruim, o que faço?

Reza a lenda que quando o serviço for ruim devemos deixar 2 (duas) moedas, colocadas lado a lado sobre a conta; assim o atendente saberá que o cliente não esqueceu, mas que ficou insatisfeito com o serviço.

Obs.: A lei Americana diz que ninguém é obrigado a dar gorjeta, mas essa mesma lei também afirma que todo cliente deve pagar por qualquer serviço prestado, independentemente do setor, e isso pode sim incluir a gorjeta em um restaurante. Então fica a critério do bom senso de cada um.

Até o próximo!

Mwah!