O Beijo – The Kissing Statue

No dia 14 de fevereiro o mundo todo celebra o Dia dos Namorados. Na verdade, o Brasil é o único país que celebra em data diferente, no dia 12 de junho.

O Dia dos Namorados pelo mundo se chama Valentine’s Day ou Dia de San Valentino, onde há troca de presentes entre namorados, amigos e até entre pais e filhos.

E para celebrar o Valentine’s Day, nada melhor do que falar de amor, de paixão e de beijo. Por isso escolhi falar sobre a Estátua do Beijo ou The Kissing Statue.

IMG_9524

É uma das obras do artista Seward Johnson e réplica da foto tirada pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt, na Times Square em Nova York, no dia da vitória contra o Japão na Segunda Guerra Mundial (dia 14 de agosto de 1945), onde um marinheiro pegou a primeira garota que passava por ali, uma enfermeira, e a beijou apaixonadamente.

A Estátua do Beijo é também conhecida como Unconditional Surrender (nome dado quando o inimigo se entrega sem que seja dada garantia alguma). Apesar de ser muito odiada pelos críticos de arte, é muito amada pelos locais e turistas, além de te inúmeras visitas diariamente.

Algumas pessoas a visitam apenas para fotografá-la, outras porque estão mais interessadas na história da foto e outros ainda querem serem fotografados com a sua alma gêmea junto à estátua. E tem até os que passam por lá apenas para dar uma espiada embaixo da saia da enfermeira.

IMG_9526

Há cinco delas espalhadas por aí. Uma delas está na Normandia, na França (no Caen Memorial) e as outras em diferentes cidades americanas. Sendo uma delas na Times Square em Nova York, local da foto do beijo e as outras em Hamilton, Nova Jersey; Pearl Harbor, Hawaii e em San Diego, Califórinia. Antes de ser transferida para San Diego, a estátua havia sido instalada em Saratona, na Flórida.

IMG_9525

Essa estátua foi instalada no Dia dos Namorados – 14 de fevereiro de 2013 – no porto de San Diego, junto ao USS Midway Museum (Museu de Porta Aviões).

Uma vez em San Diego, não deixe de visitar o museu e fotograr a Estátua do Beijo que ficou para a história.

Até o próximo post! Mwah!