Aurora Boreal

Hoje o assunto é a Aurora Boreal…

Em novembro do ano passado me aventurei pela Escandinávia, na companhia de uma amiga de anos e que também é blogueira.

Quando a Paula Gerlach do Mochileiras de Batom me convidou para acompanhá-la nessa aventura, eu claro, aceitei o convite na hora. Principalmente porque ver a aurora boreal de pertinho era um sonho antigo.

Após pesquisar sobre o melhor lugar,  escolhemos Tromso, cidadezinha no norte da Noruega onde é possível ver a aurora boreal com mais variedade de cores e durante mais tempo devido o localização.

A viagem à Escandinávia foi o meu primeiro mochilão e também a primeira vez que me hospedei em hostels (mas isso é assunto para outro post). Essa viagem durou 2 semanas, onde visitei 4 países, 5 cidades e foi uma pena não puder ficar mais dias, pois há muita coisa linda para ver por lá.

Antes mesmo de aterrizar em Tromso já tinha realizado o sonho de ver a aurora boreal. Durante o voo o piloto apagou as luzes da cabine para que pudéssemos ver a ‘Green Lady’ dando show no céu norueguês. Quando apareceu pela primeira vez estava tímida, como se estivesse apenas ensaiando para o show, mas continuei olhando pela janela e ela voltou mais linda e radiante, com direito ao grand finale ao aparecer pela terceira vez antes de aterrizarmos. Infelizmente não pude fotografá-la e confesso, naquele momento nem me preocupei com fotos, eu queria era assistir o ‘show’.

Bem, chegamos em Tromso à noite, já sem tempo para sairmos em um tour e partiríamos no terceiro dia em voo noturno, então nos restou apenas um dia para sairmos à caça a aurora e infelizmente o clima não era favorável. O céu estava encoberto por nuvens e a previsão era de chuva e neve nos arredores de Tromso.

Mesmo assim contratamos o tour e no fim da tarde partimos. Fizemos algumas paradas, mas o céu continuava nublado e por isso seguimos em direção à Finlândia e lá, após algum tempo parados em um estacionamento junto a rodovia, pudemos vê-la dançando nos céus da Noruega. Algumas vezes tímida e meio escondida entre as nuvens e outras tão rápida que nem deu tempo de virar o tripé para uma boa foto.

Porém, o mais importante foi que apesar do clima e do frio congelante, ELA apareceu, dançou, foi aplaudida e nos deixou com vontade de voltar.

O espetáculo é incrível, mas o frio é muito intenso. Mesmo estando muito bem agasalhada, com camadas términas e calça, jaqueta e bota adequadas para neve, depois de um tempo no ambiente externo de inverno do polo norte, com temperaturas negativas e muito vento, não há corpo que resista a tanto frio.

Ainda bem que a empresa contratada oferece lanchinho. O chocolate quente e os biscoitos ajudaram a esquentar o frio. E, além do lanche, as empresas costumam disponibilizar tripés sem custo adicional. Muito importante para quem quer uma boa foto da aurora boreal.

Tudo foi cansativo, mas valeu a pena cada segundo. Quero voltar, só que na próxima caçada a aurora ficarei mais dias.

Caso tenha dúvidas, é só deixar a sua pergunta nos comentários.

Até o próximo!

Mwah!