Sou uma pessoa que adora viajar (como muitos de vocês) e cada pouco estou com pé na estrada, ou no avião e por isso decidi escrever sobre etiqueta de voo porque, às vezes, me dá nos nervos ver certas coisas que muitos viajantes fazem e fico me perguntando se cometem certas gafes por serem mal educados ou por desconhecerem mesmo.
- Jamais corte a fila. A maioria das companhias aéreas, na hora do embarque, dá prioridade às pessoas com dificuldade de locomoção e com crianças, depois chamam a primeira classe (caso tenham), seguindo da classe executiva e concluem o embarque com a classe econômica. Muitas vezes chamam pelo número das fileiras, da fileira #32 à 52, e se sua poltrona for no fundão não se posicione próximo ao portão impedindo a passagem dos outros passageiros.
- Cuidado para não machucar ninguém com a sua bagagem de mão. 2.1- Se usar mochila, coloque-a na frente ou na costas para não esbarrar nas pessoas que já estejam sentadas. 2.2- Se usar mala com rodinhas, mantenha próximo a você e puxe ou empurre com cuidado para não ralar os calcanhares das pessoas. Ah! Coloque sua bagagem no compartimento superior à sua cabeça próximo de onde esteja sentado, ou na frente do seu banco, nunca deixe ‘escorregar’ para o espaço do seu vizinho.
- Essa regra pode parecer uma regra tola, mas garanto que não é, se por acaso sua poltrona tiver acesso pelo corredor da esquerda e você esteja no corredor da direita, sugiro que vá até o meio da aeronave para mudar de corredor, nunca passe entre os bancos para não incomodar quem já esteja sentado.
- Se a poltrona ao lado permanecer desocupada após a decolagem, antes de ir colocando suas bolsas, computador e tudo que tiver direito, pergunte a pessoa que esteja sentada ao lado se pode usá-la. Te garanto que dirá que sim.
- Em um voo longo, ou mesmo que não seja tão longo, geralmente precisamos usar o banheiro, só que ao fazer isso jamais se agarre na poltrona à sua frente, pois não há nada mais irritante quando alguém puxa nosso banco como se fosse dele(a) e nós mulheres ainda temos o cabelo que muitas vezes é puxado e as pessoas não se dão conta disso, ou fingem que não perceberam.
- E agora a caminho do banheiro, é bem possível que tenha uma fila. Nada de fazer de conta que está apertado e pedir para usar primeiro ou até mesmo se apressar e cortar a fila. Aguarde sua vez.
- Vamos supor que você está no corredor esperando para usar o banheiro, ou mesmo para esticar as pernas, bem normal fazermos isso em voos longos, mas olha, apesar do cansaço não se encoste nas poltronas junto ao corredor. Lembre-se que seria muito desagradável se alguém fizesse isso contigo.
- Mantenha seu espaço (e dos outros) limpo. Sabe aquele saquinho de plástico do travesseiro, do cobertor e até do amendoim, entregue-os na hora da coleta do lixo e se algum lixo ficou para trás, coloque no bolso em frente, mas nunca jogue no chão. Afinal, acredito que não faria isso na sua casa ou escritório, não é?
9. O voo chegando ao final, então coloque a poltrona na posição vertical e feche a mesa antes mesmo da checagem por um(a) dos(as) comissários(as) de bordo.
10. Chegamos no destino e tcharammmm… Bem, essa é uma das gafes mais cometidas nos aviões e uma das que mais me irrita. Não suporto quando alguns passageiros se levantam… Caramba! Nem chegamos no portão e o sinal de afivelar o cinto ainda está aceso. Espere! Não irá a lugar nenhum, até porque o avião continua em movimento, além de correr o risco de se machucar numa parada brusca da aeronave. Ah! Lembre-se que é de bom tom dar prioridade para o desembarque da pessoa que esteja sentado no(s) banco(s) à sua frente.
Boa viagem e até o próximo post.
Concordo com vc Cleo , o que mais me incomoda e na hora do desembarque e a pessoa de tras quer passar à sua frente , é o fim!
Oi Susie, é bem verdade e muito desagradável pessoas empurrando para ir para frente da aeronave. Agem como se estivessem correndo contra o tempo, mesmo que aquele seja o último voo.
Beijocas.
Adorei o texto e já sofri cada um desses pontos em um avião. Já puxaram meu cabelo, já apoiaram em mim, já até roubaram meu lugar!
Seria muito bom se as pessoas tivessem bom senso, né? Mas o que mais me irrita é a saída do avião. Sabemos que quando o voo está atrasado e existe conexão, os comissários liberam primeiro quem precisa fazer a conexão, não adianta os espertinhos de plantão quererem passar na frente.
Acho que chega a ser egoísmo até. Eu também odeio ficar muitas horas sentada e fechada em um avião, mas imagino que não sou a única e sempre espero minha vez!
Beijos e parabéns pelo texto!
Catarina, é bem por aí. Os espertinhos sempre querendo se dar bem às custas alheias.
Tenho esperança que as pessoas aprendam. Olha, ainda acredito no ser humano…rs…
Mwah!
Etiqueta de vôo, este é um bom tema mesmo. O que observo é que as malas de mão estão cada vez maiores e aí ocupa um espaço enorme no bagageiro e vc é obrigado a procurar outro espaço para colocar sua maleta, pq o espaço que deveria ser destinado na sua direção já está ocupado. A outra coisa é que eu sempre faço conecção e mesmo pedindo, nunca me deram oportunidade de sair primeiro. Agora levantar da poltrona sem agarrar em alguma coisa fica muito difícil quando os bancos da aeronave são muito apertados, vc não consegue se esticar, e só consegue sair escorada em alguma coisa, e infelizmente pode acontecer de vc incomodar o passageiro da frente. Mas gente!!! Pelo amor de Deus, tem coisa pior do que viajar a noite toda e quando esta amanhecendo tipo 5 da manha que vc está naquele soninho e quem está sentado do lado da janela, escancara a cortina e aquela luz bate direto na sua cara?
Mas vou falar de duas experiências que tive viajando com gente que resolve tomar bebida alcoólica.
Um casal de idosos resolveram tomar vinho, eles estavam no banco da frente e eu sozinha atrás. Passada umas 7 horas o senhor levantou meio confuso, caiu no corredor e ficou ali desacordado, eu levantei a cabeça dele e a comissária anunciou no microfone se tinha um médico que pudesse atende-lo, usaram um desfibrilador no senhor e como tínhamos somente mais 1 hora e meia de viajem, nosso destino, Los Angeles, ainda era a cidade mais próxima pra que ele recebesse socorro. Toda esta confusão no avião, anúncios no microfone, pedindo o pessoal que permanecessem em seus lugares, crianças assustadas chorando…e a esposa deste senhor roncando dormindo o sonho dos justos…
Um casal em lua de mel tomaram uma bebida, horas depois vi o cara levantar e sair correndo no corredor vomitando um jato na cabeça de todo mundo. Foi uma gritaria de asco dentro do avião e o cara achou que ficaria mais seguro dentro do banheiro….era gente tirando camisa, mulheres chorando com o cabelo todo pestiado, um horror!! Quando a comissária começou a recolher o lixo, o que se via de saco de vômito não era normal.
Então gente, muito cuidado com bebidas em viajens….pode não cair bem.
Cleo, minha linda, como te disse, esse é um tema muito bom e abrangente.
Oi Nina, concordo que o espaço entre os bancos estão cada vez menores, mas é muito desconfortável sentir sua poltrona movendo porque alguém está se agarrando nela…rs… é possível sim se levantar sem se agarrar na poltrona do outro, como por exemplo, se apoiando na sua própria poltrona.
Agora, bebedeira em avião é inadmissível.
Beijos e tem mais por vir 😉
Na verdade, o mais correto ao se levantar é apoiar-se no seu próprio braço de poltrona, assim como vc faria se estivesse sentado em uma cadeira com braços.
Cléo, adorei suas dicas. Trabalho na aviação e poucas pessoas tem essa boa percepção!
Oi Regis, não tinha pensado nisso. Brigadíssima pela dica. Espero que em pouco tempo as pessoas estejam mais cientes que a etiqueta de viagem é tão importante quanto a etiqueta de mesa.
Beijos. Mwah!
Comentários estão fechados.