As igrejas, com sua arquitetura barroca ou mesmo moderna são sempre parada obrigatória no roteiro de qualquer turista. Muitas vezes, em apenas uma viagem, acabamos passando por uma, duas, três ou mais. O assunto aqui não é a arquitetura, nem se devemos visitar ou deixar de visitar por causa da nossa fé, mas sim as regrinhas que devemos seguir ao entrarmos em alguma, independente se o motivo é rezar ou somente tirar aquela foto para compartilharmos nas redes sociais. *Fila – Sempre que estamos em um lugar que é visitado por turistas é comum encontrarmos fila. E claro, elas devem ser respeitadas, jamais passe na frente de ninguém, nem daqueles mais distraídos.
*Celular – Hoje em dia usamos celulares para tudo, conversar com um amigo, checar os emails, para as redes sociais e até como câmera; e os mantemos por perto ou mesmo ficamos com o dito na mão o tempo todo. Bem, mas ao entrarmos em uma igreja devemos desligar ou pelo menos colocá-lo no silencioso.
*Fotos – Muitas igrejas, mesmo sendo abertas a turistas, não permitem fotos, outras permitem em certas áreas e há também as que não têm restrição alguma. Porém, se virmos uma placa dizendo que não é permitido fotografar, por favor, não usemos nem sequer o celular, mesmo que este esteja no silencioso. *Crianças – Sou da opinião que crianças devem ir a igrejas, mas sugiro que antes de entrar conversem com seus filhos para que mantenham-se silêncio. Lugares sagrados não são playgrounds, por isso, não deixe que seus pequerruchos fiquem correndo entre os bancos, mesmo que seja um lugar aberto a turistas. *
Vestuário – Lembrem-se que muitos lugares sagrados têm regras quanto a roupa; nada de decotes, minis, ou blusas de alça. Muitos lugares, inclusive, têm regra parecida para os homens e se você não estiver vestido ‘adequadamente’ poderá ser obrigado a comprar algo para se ‘cobrir’.
*Velas – A maioria de nós costuma acender velas quando vamos à uma igreja, só que o fato de estarem disponíveis, não significa que sejam de graça. Há sempre um valor (sugerido) que devemos pagar por cada vela acendida. *História – Quanto mais antigo o lugar, mais história tem, só que não esqueçamos que dentro de uma igreja não é lugar para contar a história toda. Façamos isso antes de entrarmos ou ao sairmos, pois há pessoas que estão em oração e não temos o direito de atrapalhar a concentração de quem esteja lá.
*Oração – Nem todos nós entramos em um templo, igreja ou monastério com o mesmo intuito, mas a maioria vai a um lugar desses para ter um momento com Deus. O silêncio é uma das coisas mais preciosas dentro da casa de Deus. Igrejas são lugares sagrados, mesmo não sendo a que frequentamos, devemos respeitá-las.
Me chama muita atenção as diferentes arquiteturas das igrejas, especialmente as góticas , aquele estilo pontiagudos e apontados para o céu, como a Basílica Nossa Senhora de Lourdes em Belo Horizonte. Minha cidade querida.
Oi Nina,
Falando de igrejas, adoro todo e qualquer tipo de arquitetura. Cada uma delas tem algo de especial.
Obrigada pela visita.
Beijos
Comentários estão fechados.