Para dar início ao meu post preciso falar um pouco sobre a história e a origem da palavra Halloween. Ela vem da expressão All Hallow’s Eve que significa ‘Véspera de Todos os Santos’, celebrada no dia 31 de outubro com oferendas de comida numa festa para lembrar dos mortos, incluindo santos, mártires e muitas pessoas que haviam partido desse mundo. O primeiro registro dessa festa data no século XVIII.
Porém, muitos afirmam que tem origem Celta por causa de um festa pagã, chamada Samhain para celebrar a colheita e o fim do verão. Estação do ano com isso dias mais curtos e escuros, também relacionada à mortes, por isso os celtas acreditavam que os espíritos das pessoas mortas retornavam à terra e para os que acreditavam, era comum usar as pessoas para prever o futuro, dando conforto e direção a todos.
Para celebrar, os celtas faziam sacrifícios de animais, pois acreditavam que com isso afastariam os maus espíritos e fogueiras porque acreditavam que o fogo sagrado os protegeria no inverno rigoroso.
Halloween nos EUA
Inicialmente celebrado em Maryland, com eventos para o público para agradecer a colheita, onde as pessoas contavam histórias sobre os mortos, faziam adivinhações, cantavam e dançavam. A partir do século XIX, quando os EUA passou a receber muitos imigrantes, as celebrações se tornaram mais comuns e foi quando os americanos passaram a usar fantasias e ir de casa em casa pedir por comida e dinheiro, o tão conhecido ‘trick-or-treat’. Só mais tarde, no fim do século XIX é que a festa se tornou popular e passou a ter brincadeiras e comidas da estação e as pessoas passaram a se fantasiar. Também foram inseridos elementos da estação, como abóboras, palha de milho e espantalhos.
Como não abro mão de uma festa, também decidi celebrar com festa à fantasia. Costumo dizer que preciso somente de uma desculpa para dar uma festa, mas meu marido diz que eu não preciso de desculpa alguma para tal…rs… estou achando que ele tem razão. Afinal, festa à fantasia é o máximo, não é? Além do que o halloween sempre esteve cercado de mistério, magia e superstição e independente da origem da festa, o mais importante é confraternizar com os amigos.
Trick-or-treat?
Happy Halloween!
Ficou show, adorei…
Oi Salete,
Fico muito feliz que tenha gostado. Sua opinião é importante, sabia?
Beijos
Muito interessante Cleo , realmente eu não sabia a origem da comemoração .
Oi Susie,
No Brasil, ainda o Halloween é pouco comemorado. Até por isso acho interessante falar da história, pois muitas pessoas ainda interpretam a festa de maneira errada.
Beijos
Adorei a matéria…
Ficou mais claro, agora consigo entender melhor o Halloween…
Adorei as fotos!
Huuuum a mesa de doces …rsrs
Pelo que vejo, além de gostar de festa, vc sabe fazer uma boa festa!
Oi Waneska, obrigada por comentar.
Que bom que gostou da mesa de doces, eu os encomendei 😉
Haha… Vc não imagina como adoro festas e mais uma vez obrigada pelos elogios 😉
Mwah!
Adorei o texto, a explicação da origem e das fotos. Sua decoração ficou linda, de muito bom gosto! Deve ter sido uma festona muito legal.
Beijos
Comentários estão fechados.