The Ladies Bridge (A Ponte das Ladies)

Andei sumida por um tempinho, mas prometo não fazer isso mais. Muitas coisas precisavam de atenção, mas agora decidi que vou dedicar mais tempo a mim ao blog. Bem, sei que já celebramos o Dia da Mulher, mas na minha opinião todo o mês de março deveria ser dedicado inteiro às mulheres e por isso o post de hoje tem a ver com elas.

Na minha última visita a Londres descobri que a Ponte Waterloo, construída sobre o Rio Tâmisa (projetada em 1937 e inaugurada em 1945) e que inspirou Monet para uma pintura, é também conhecida como Ladies Bridge (A Ponte das Ladies) e esse apelido carinhoso é porque a ponte foi construída por mulheres. IMG_8400 Durante a Segunda Guerra Mundial, por não ter mão de obra masculina para trabalhar na construção civil, pois estavam lutando, ficou decidido que a ponte seria construída por mulheres. Essas muitas mulheres ficaram anônimas durante muitos anos, até que a historiadora Christine Wall decidiu pesquisar sobre o assunto e mesmo não encontrando documentos que comprovassem o trabalho das mulheres, conversou com Betty Lind Jaeger, filha de Peter Lind (arquiteto responsável pelo projeto) que quando criança foi levada a à obra por seu pai e garante ter visto milhares de mulheres trabalhando na obra.

Mesmo havendo pouquíssimo registro sobre o trabalho feminino, há documentos que comprovem que 2 anos após a inauguração da ponte, a construção tinha em torno de 25 mil mulheres trabalhando em obras de pontes, estradas, canais, ferrovias, etc. IMG_8392copy Essas guerreiras aceitaram trabalhar por um sálario bem inferior ao salário masculino e também concordaram que cederiam suas vagas aos homens, assim que eles voltassem da guerra. O Daily Mail, o The Guardian entre outros jornais publicaram artigos sobre o assunto.

A maioria dos artigos com o título The Forgotten Heroines (As Esquecidas Heroínas). Mesmo tendo sido esquecidas por muitos anos, é hora de lembrarmos que as mulheres fazem da história! Inclusive há uma campanha em prol da criação de uma placa de reconhecimento do trabalho feminino na construção da ponte. Clique no link The Ladies Bridge e dê apoio a criação da placa.