Nos últimos dias, a proibição das fotos da Torre Eiffel iluminada, é o assunto mais falado na mídia e por achar o assunto curioso decidi pesquisar.
A maioria das matérias traz o título: Fazer fotos noturnas da Torre Eiffel pode render multas a turistas. Porém, nem todas as matérias dão detalhes da proibição. Gostaria de deixar claro aqui que o intuito deste post não é criticar as outras matérias, mas esclarecer dúvidas sobre o assunto.
Fui checar a informação, até porque tenho fotos tiradas à noite e quero sim poder usá-las sem que alguém, mais tarde, bata na minha porta com uma multa na mão por eu ter publicado algumas das fotos.
Este é um assunto que já havia causado polêmica há alguns anos e voltou à tona recentemente após uma matéria do Daily Mail. Para ler a matéria original (em inglês) clique no link.
Segundo o Daily Mail, a Torre Eiffel iluminada é um ícone do turismo mundial e que representa muito bem Paris, capital francesa. Porém, possui uma cláusula obscura nas regras da União Europeia sobre os direitos autorais. A cláusula diz que compartilhar fotos noturnas da torre iluminada é uma violação aos direitos autorais e que poderia gerar multas a turistas porque a iluminação é considerada uma obra de arte e com copyrights ao artista Pierre Bideau.
Só que preciso frizar aqui que apesar da iluminação ser uma obra de arte e ainda não ter caído no domínio público, esta proibição é somente para fotos que tenham fins comerciais e profissionais e que não tenham sido autorizadas previamente. Lembrando que não há qualquer restrição para fotos tiradas durante o dia.
Então fiquem tranquilos, pois NÃO SERÃO MULTADOS se não estiverem usando as fotos tiradas da torre com fins comerciais e profissionais. E meu conselho é: quando for a Paris tire muitas fotos. Sabe aquele selfie? Até eu fiz…rs… pois é, você também pode fazer. Proibido mesmo é lucrar com fotos noturnas sem o consentimento da SETE – Illuminations Pierre Bideau e claro, um pecado ir a Paris e não fotografar a torre.
Em breve escrevei sobre o pôr do sol visto da Torre Eiffel.
Au revoir!
Aaaah, agora sim faz sentido. Eu já estava preocupada também porque tenho uma foto da Eiffel iluminada em meu Facebook e não estava nos meus planos tirá-la de lá (e menos ainda, pagar uma multa).
Acho que seria interessante esse aviso sobre a proibição ficar bem visível lá nos arredores da torre para evitar problemas, não é?
Beijos!
Pois é Catarina, a mídia tem divulgado informações incompletas e até informações incorretas sobre o assunto. Também não consigo imaginar a proibição de fotos de um ponto turístico tão lindo como a Torre Eiffel. Seria uma decepção enorme para turistas ir a Paris e não poder fotografá-la, ou então, fotografá-la e não poder publicar a foto.
Beijos
Comentários estão fechados.